O Agosto Lilás é uma campanha que tem como objetivo conscientizar e mobilizar a sociedade para o enfrentamento à violência contra a mulher, reforçando a importância da informação, da prevenção e da proteção dos direitos de todas as mulheres.
Na manhã de ontem, 07, foi promovido pelas Secretarias de Saúde e Bem-estar Social, e de Trabalho e Ação Social, por meio do NAAB – Núcleo de Apoio à Atenção Básica e da Coordenadoria da Mulher, um importante evento para cerca de 300 alunos das escolas municipais e estaduais do município.
A Secretária de Saúde, Maria de Fátima Aravites, destacou o papel da Secretaria de cuidar das pessoas de forma integral, incluindo a saúde mental e emocional, salientando que esse tipo de violência deixa marcas profundas e muitas vezes não visíveis, e que podem prejudicar vidas de famílias inteiras.
Estiveram presentes, além da comunidade escolar, autoridades, secretários e vereadores, que prestigiaram enriquecedoras palestras sobre o tema da campanha através dos palestrantes convidados para o evento.
A advogada Dra. Ana Cláudia Motta, ao compartilhar sua experiência na área, falou sobre medidas de proteção, projetos existentes e em curso e formas de denunciar e de garantir os direitos que as mulheres têm.
Convidados a apresentar sua iniciativa, integrantes do Projeto Violetas, do município de Lagoa Bonita do Sul, que tem se destacado na rede de proteção à mulher, compartilharam suas conquistas e os trabalhos de acolhimento e apoio na causa.
A Psicóloga Karolina Matana, também convidada, falou sobre os impactos psicológicos da violência e estratégias de enfrentamento, com exemplos e reflexões importantes e necessárias na busca pela conscientização a que o mês se propõe.
O Agosto Lilás reforça que a luta contra a violência doméstica é uma responsabilidade de toda a sociedade e o evento foi finalizado com a certeza e esperança de que cada um possa fazer sua parte, identificando sinais e sabendo como ajudar ou a quem recorrer.
Comunicação/Prefeitura Municipal de Salto do Jacuí.